quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ONDE ESTÁ O DINHEIRO DO FUNDESPORTE ?

             Um dos maiores problemas do esporte catarinense é a sua falta de transparência na aplicação dos recursos do FUNDESPORTE. O Fundo criado em 2005 iniciou suas ações de maneira tímida na movimentação financeira e foi crescendo de maneira rápida. Hoje, passados praticamente 6 anos, pouco se sabe sobre quem utilizou esses recursos, quais as empresas,  associações esportivas, clubes, federações atletas e demais entidades,sua utilidade social e seus resultados.
               O dirigente esportivo, atleta, professor de educação física ou mesmo o cidadão comum, encontram muitas barreiras para ter acesso a essas informações. O nível de desinformação é geral, gerando desconfianças e suspeitas em todo tecido esportivo. Aqui, o buraco é mais embaixo.
             No ano passado, estive em Brusque nos JASC e levei comigo a prestação de contas de 2005 a 2010. Dividido em três segmentos :1)Subvenções sociais, 2)Convênios e 3)Contratos SEITEC. Inúmeros dirigentes, atletas, presidentes de Fundações, CME e DMEs do estado, nos procuraram para saber das contas de suas entidades. O Espanto era geral !!! dirigentes indignados, afirmavam que haviam sido enganados em seus municípios. Um dirigente do Handebol do litoral, pediu-me as contas de sua entidade de 2007 nos contratos da SEITEC. Ao vê-los, espumava de raiva e indignação. Ao invés de comprovar que sua entidade havia recebido somente 50 mil reais, percebeu que foram 120 mil reais. Triste e muito brabo, afirmou que um de seus atletas, havia inclusive, vendido uma moto para poder disputar uma determinada competição nacional. E agora, somente agora, ele descobrira que fora enganado. Essa é apenas uma, das muitas histórias que poderíamos contar.
              Agora você que é dirigente, atleta, professor de educação física, não pode mais reclamar da falta de informação. Todas as contas de 2005 a 2010 estão a sua disposição. Isso deveria ser obrigação da FESPORTE e do Conselho Estadual de Esportes, que em nome do respeito aos recursos públicos, a democracia e a transparência no campo da políticas públicas, deveriam fazer parte dos sites dessas entidades. Por razões óbvias eles não colocam essas contas a sua disposição.
             Agora, você pode verificar como a sua entidade ou as entidades de sua cidade e região foram tratadas ao longo desses cinco anos. Poderá verificar também como algumas entidades que juram amor eterno ao esporte tem se beneficiado dos recursos públicos. O que eles dizem não se escreve. Existe nessas relações que estão a sua disposição, entidades muito suspeitas. São cerca de 30 entidades em que os beneficiados,possuem vínculos com políticos do governo do estado, gente com sobrenome tradicional, muito conhecido,dirigentes da FESPORTE e da educação física catarinense. As relações de poder são fortes e comprometedoras, deixaria qualquer um de cabelo em pé. Esse estudo demorou muito tempo e paciência e será publicado em livro até o final do ano.  

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog Professor! estaremos acompanhando e participando na divulgação das ações de nossos governos!

    ResponderExcluir